domingo, 18 de julho de 2010

Zenóbio critica governistas por afronta a soberania do voto popular


O deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), criticou neste domingo ( 18), a postura dos candidatos da situação nessas eleições de 2010, que tentam impedir os eleitores paraibanos de escolherem seus representantes pelo voto, e declarou que o grupo do governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição, está fazendo “pirotecnia” para tensobertar impugnar o candidato das oposições a governador do Estado, o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), e o candidato a senador Cássio Cunha Lima (PSDB). 

Contra essa afronta à soberania do voto popular, a Coligação Uma Nova Paraíba – PSB,PSDB, PPS, DEM, PRP, PTN, PTC, PV e PDT – realiza ato público na próxima quarta-feira (21), a partir das 16h, no Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa. 

“O encontro vai ser uma oportunidade para que o povo paraibano demonstre a sua indignação com essa tentativa antidemocrática dos adversários, que será frustrada”, defendeu Zenóbio, que é a grande liderança do Brejo paraibano. 
Segundo Zenóbio Toscano, a tese dos advogados ligados ao PMDB para tentar impugnar o registro de candidatura de Ricardo Coutinho não tem qualquer fundamento. 

“Os candidatos adversários estão fazendo pirotecnia com o objetivo de levar essa falsa informação à mídia e consequentemente ao eleitorado paraibano”, explicou Zenóbio, que atribui a atitude à “fraqueza e medo” por parte dos candidatos da situação da disputa nas urnas. 

Já em relação à ação que tenta prejudicar a candidatura de Cássio Cunha Lima ao Senado, Zenóbio declarou que não tem dúvida de que Cássio “sairá vitorioso dessa tentativa dos adversários de tolher o direito do povo paraibano de escolher os seus representantes no Senado Federal”. “Cássio já foi penalizado e não acredito que a Justiça brasileira iria fazer retroagir uma decisão que viesse a contrariar totalmente aquilo que já é consagrado em todos os tribunais. A lei não pode retroagir para prejudicar”, assegurou Zenóbio. 

O candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho defende que o movimento em defesa da soberania do voto popular é apartidário e tem o objetivo de conclamar a população da Paraíba a dizer que não aceita a perseguição, a mordaça e a política que tenta impedir o povo de se manifestar livremente. 

O tema do ato público, “Deixem o povo votar”, está diretamente relacionado à democracia e à cidadania do direito de voto. “Chamamos todos a dizer não ao atraso e sim à democracia e à liberdade de expressão”, convoca Ricardo Coutinho. 

Para o candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, os adversários querem ganhar as eleições sem o combate nas urnas, impetrando diversas ações contra os principais candidatos da coligação, provocando um “inadmissível” processo de “judicialização” da política”. 

Por isso, o deputado Zenóbio Toscano, que desde o primeiro momento “vestiu a camisa” da união das oposições, assim como o candidato a vice-governador Rômulo Gouveia, e os candidatos a senador Cássio Cunha Lima e Efraim Morais, convidam a população paraibana, candidatos, líderes políticos e correligionários de todos os recantos do Estado a participarem do ato público pela cidadania e por eleições livres.